Representamos, defendemos e apoiamos as empresas portuguesas do setor
Realizamos, entre outras, as seguintes atividades:
- Participamos ativamente, enquanto organismo representante do setor, junto das Autoridades Competentes nacionais, nomeadamente o IAPMEI, a APA, a DGS, a DGAV, o IMT, a DGAE e a DGC, bem como junto de outras instituições oficiais com intervenção na atividade do setor, como, por exemplo, o CIAV e o IPQ, e de entidades parceiras, como a CIP, que se encontram na linha da frente no que respeita às questões de âmbito nacional com impacto no setor, nomeadamente a proteção da saúde humana e do ambiente, e as questões sociais, políticas e económicas.
- Representamos o setor a nível europeu na Associação Europeia de Sabões, Detergentes e Produtos de Conservação e Limpeza, A.I.S.E., sendo a AISDPCL membro efetivo.
- Defendemos os interesses dos Associados acompanhando a evolução das matérias legislativas com impacto no setor, transmitindo pareceres técnicos às Autoridades Competentes e respondendo às consultas públicas, com o objetivo de que as posições do setor sejam consideradas e de contribuir para o desenvolvimento de uma indústria de sabões, detergentes e produtos de conservação e limpeza responsável, inovadora, competitiva e sustentável.
No contexto europeu atual, temos vindo a desenvolver inúmeras atividades no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, da Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos e da Economia Circular. Participamos ativamente nas discussões com as Autoridades Competentes, que resultarão numa profunda alteração do enquadramento específico para os produtos do setor e para os ingredientes neles utilizados, bem como nas propostas transversais nas áreas do ambiente e da sustentabilidade. Entre os exemplos incluem-se a gestão de embalagens e respetivos resíduos, a conceção ecológica, as práticas comerciais desleais das empresas perante os consumidores, a capacitação dos consumidores para a transição ecológica e as alegações ambientais.
- Prestamos apoio técnico aos Associados, informando e orientando-os no cumprimento das obrigações legalmente estabelecidas no âmbito das suas atividades. Antecipamos eventuais questões problemáticas e auxiliamos na procura de soluções. Pretendemos contribuir de forma válida para o processo de tomada de decisão estratégica das empresas associadas.
- Participamos ativamente na Comissão Consultiva para o REACH e CLP (CCREACH), coordenada pelo IAPMEI, e na Comissão Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas (CNTMP), coordenada pelo IMT.
- Realizamos cursos de formação, assim como promovemos e divulgamos aqueles organizados por entidades públicas e privadas, que acreditamos responder às necessidades identificadas ao nível da formação, bem como aos interesses e expectativas dos Associados.
- Participamos em eventos organizados por entidades públicas e privadas, assim como pela nossa Associação Europeia A.I.S.E., que visam o debate e o esclarecimento de temas relevantes para o setor.